Com um pouco de açucar

Minha foto
'Seja o que você pareceria ser'. Ou se você preferir isso dito de uma maneira mais simples: 'Nunca se imagine como não sendo outra coisa do que aquilo que poderia parecer aos outros que aquilo que você foi ou poderia ter sido não fosse outra coisa do que o que você poderia ter sido parecia a eles ser outra coisa'. (Alice in wonderland)

terça-feira, dezembro 2

Expiação da beleza!



Estive expiando a beleza a minha volta, tenho visto e vivido a vida com admiração particular e sigilosa, pois tem coisas que se ditas em voz alta perdem o encanto, então tenho amado o jeito antigo (old fashioned) e austero do prédio em que moro, ele tem a minha cara, algumas pessoas já me disseram isso, não que eu seja old fashioned e austera, nada a ver, mas ele tem estilo!
eu amo coisas com historia e cara de antigamente, amo a pitada moderna que damos a elas, mas isso eu entendo como sendo uma afirmação de minha vida naquele lugar tão vivido por outrem...já morei em casa 0 KM, AMEI, devo confessar, mas nada se compara a este DEJAVU obrigatório!
è algo muito bom, saber que os azulejos da cozinha tem 30 anos e voltaram a moda, que em Paris os azulejos das cozinhas são iguais, duvidas? outro dia mesmo estava assistindo ao filme "os Sonhadores" do Bertolucci e Bang lá estavam eles os velhos 15x15 branquinhos, embora pareçam comuns aos olhos críticos, decidi não mudá-los e sim revitalizá-los, extravasar esse meu lado conservacionista, purista e até meio Riponga (hippie) de ser, gosto das coisas boas, mas não precisam ser novas heheheheh não é a toa que tenho em minha casa várias coisas adquiridas no mercado livre, bagatelas que me valem o bom gosto e a descoberta de uma chaise longue que comprei por uns contos de réis e que descobri em uma chic revista de decoração (Vogue) que é design de um famoso artista da década de 60 e que uma igual custa uns mils (Joaquim Tenreiro), essas são coisas que não tem preço, não vou vendê-la, mas dá prazer saber que bom gosto se encontra no antigo também!
A minha expiação da beleza tem se estendido ao meu jardim, ao tapetinho verde que tenho embaixo de minha janela todas as manhãs, é bem verdade que nem sempre o vejo, mas quando paro pra olhar me enche os olhos, minhas Hortências tão lindas no caminho pra rua e tudo que esse universo onde me encontro hoje me traz, tão a minha cara...
Amo o sol entrando pelas frestas da porta de madeira da varanda (estas portas também devem ter seus 30 anos), amo o fato de abrir as portas dos cômodos ao mundo, não só pra dentro de casa, a primeira coisa que faço pela manhã é abrir as portas e deixar o barulho do mundo e da rua entrar e me sentir parte dele, ai olho de novo as hortências, digo bom dia ao jardineiro e ao porteiro e nos dias em que acordo mais tarde já posso também apreciar as crianças a brincar no parquinho com seus gritos histéricos, lógico que essas são coisas muito próprias dos dias de sol, esse que amo mais que qualquer coisa, não é a toa que meus filhos tem seus nomes : Sol, Luz e Céu...tudo que me causa maior expiação neste mundo !
A expiação da beleza da minha vida me fez aceitar que ela é bela apesar das perdas que sofrí com a distancia (amigos, parentes) e que se eu me abrir a esta expiação só tem coisa boa.
outro dia mesmo estava na praia e ví os jardins da praia e pensei WOW é o maior do mundo (está no guinness book), fiquei observando como a praça da independência vista de qualquer ângulo lembra uma cidade européia muito antiga e como o centro velho é aconchegante e cult!
tenho de ir lá mais vezes!
Tudo tem me gerado esse olhar admirado, hoje com razão meu marido me disse: "percebo que você já gosta daqui ! "
Acho que ele tem razão...
de onde venho essas coisas não teriam essa cara pois lá está tudo já muito deturpado pelo excesso! ou pela falta...
Mas não deixarei mais de expiar tais belezas e sei que ainda não descreví todas aqui, pois algumas são particulares ou até mesmo por que já deu pra perceber que não importa quais sejam as tais, o importante é percebê-las cada uma em sua própria vida! eu encontrei o meu estilo de vida...
ah, esquecí de comentar da sabiá que mora na árvore ao lado do meu quarto e mesmo com os moradores ranzina tentando expulsá-la, ela não desiste de cantar a partir das 03:00 da manhã, eles odeiam, EU AMO! (aliás não a tenho ouvido nesses últimos dias, será que eles conseguiram expulsá-la)...um dia eu conto! Continuem a expiar... (as suas vidas lógico)!!

2 comentários:

Diogo disse...

Beleza... A melhor palavra pra se dizer...

Dr. Andre Bressan disse...

Esse é o post mais bonito que você já escreveu... mais cheio de esperança, de cheiro de grama cortada... verde e úmido.

No livro Sabedoria Pastoral, do David Wong, ele diz que a vida é como um passeio de barco. Tem gente que vai no convés, apreciando a paisagem, os cheiros, o vento. Tem gente que prefere dormir até o destino no porão.

Que bom que você está no convés... fico feliz.

O Peter Jackson disse, ao fazer a cidade dos Elves, no Senhor dos Aneis que queria dar um ar requintado mas melancólico, com sombras e luzes, com esculturas góticas e grandiosas, que remetesse a alguma era remota, com alguma sensação de melancolia mas vívida e de bom gosto. Como sempre digo, você, pra mim, minha flor, tem cara de outono, justamente por esse mesmo fator... uma beleza em mudança, com tons de marrom, laranja, ocre, com folhas pelo chão, com uma brisa fresca.

Um beijo.

Andre.