Com um pouco de açucar

Minha foto
'Seja o que você pareceria ser'. Ou se você preferir isso dito de uma maneira mais simples: 'Nunca se imagine como não sendo outra coisa do que aquilo que poderia parecer aos outros que aquilo que você foi ou poderia ter sido não fosse outra coisa do que o que você poderia ter sido parecia a eles ser outra coisa'. (Alice in wonderland)

quarta-feira, janeiro 28

A Neta e sua Menina!

"A vida só pode ser compreendida olhando pra trás, mas só pode ser vivida olhando pra frente".

Acabo de assistir o filme:" O curioso caso de Benjamin Button" e apesar de lindo o que ele mais me fez lembrar foi o meu relacionamento com a minha avó Cora.
Eu sei que o filme tem uma conotação romântica, mas tem muito mais vida que romance...
Tem uma parte em que o pai de um rapaz que vai a guerra e não volta constrói esse relógio em que os segundos andam para trás e as pessoas perguntam: 'por que?'
Ele responde: para devolver a vida daqueles que a perderam na guerra e dar-lhes a chance de serem o que queriam ser.
Nesse momento eu queria ter esse relógio para ter minha Velha amiga ao meu lado, admirando meus filhos e dizendo mais algumas boas palavras de vida, como ela costumava fazer.

Me lembro de várias:

Quando certa vez eu cheguei com uma tornozeleira em casa e ela me disse: 'Anna Cláudia não use isso, eram usadas pelas mulheres da vida para distingui-las' (eu achei exagero, mas até hoje não consigo usar uma tornozeleira e já tentei um par de vezes);
Lembro dela me ensinando a forrar uma cama (minha avó não precisava forrar as camas nesta fase da vida ela tinha empregadas, mas ela o fazia e me ensinava);
Me ensinou a estender as roupas no varal enquanto a lavadeira quarava as roupas na bacia de alumínio;
Me disse várias vezes como a mão da minha Bisa Francisca era tão pesada que ao recolher a roupa e dobrar passando as mãos por sobre as peças elas ficavam como passadas;
Cantava marchinas de carnaval pra mim: 'Ó jardineira por que estás tão triste?';
Me ensinou o nome das estrelas: Cruzeiro do Sul, estrela Dalva e as Três Marias, enquanto observávamos juntas o céu todas as noites;
Sempre me dizia que 'uma mulher nunca devia sair de casa sem uma maquiagem básica e devia levar o pó na bolsa para retocar' (é bem verdade que eu nunca lembro do pó, mas a maquiagem não fico sem);
Me ensinou a refogar um alho perfeitamente;
Certa vez cheguei em casa com as unhas vermelhas, e ela disse ao meu avô Francisco: 'olha as unhas da Anna Cláudia' e ele respondeu: 'Cora a mãe dela usa unhas vermelhas, o que você esperava?' (é bem verdade que hoje em dia é minha cor predileta para unhas, mas demorei a usá-las);
Ela me ensinou que tudo que uma dona de casa precisa saber está no livro "Sebastiana Quebra-Galho". Sempre que ela tinha uma dificuldade no lar com manchas e problemas de forno e fogão ou mesmo com a casa, lá ía ela abrir seu livro mágico;
Ela me falava até de sexo e vida sexual, me dizia que uma mulher nunca deve se depilar completamente pois os homens gostam de mulheres "peludas" (eu ficava pasma com a fluidez com que ela me falava dessas coisas);
Me contava as histórias de sua infância e da saudade que sentia de um irmão falecido ainda criança (chamava Wilberi) que caiu da carroça e bateu a cabeça numa pedra;
Lembro de minha avó lendo a bíblia e orando de joelhos ao pé de minha cama toda noite para o cultinho doméstico (ela e vovô) antes de dormir e depois de joelhos novamente aos pés de sua própria cama com as mãos entrelaçadas;
Me lembro dela penteando seus modernos cabelos curtos e loiros. Eu achava minha avô LINDA;
Ela sempre classificava as netas, EU era a portuguesa, Francis a francesa e Manuela a espanhola (eu ficava muito brava em ser a portuguesa, mas hoje em dia eu gosto);
Lembro dela e de sua frasqueira no colo em todas as nossas viagens (tenho a minha muito semelhante a dela);
Lembro de sua risada gostosa e do seu beijo suado (eu não me importava e isso a deixava contente);
Ela sempre me ensinou boas maneiras e vaidades;
Quando eu tinha 19 anos começaram a aparecer as primeiras varizes, vasinhos, varicoses ou como quer que chamem isso, ela marcou médico, pediu meu avô que me levasse uma vez por semana ao tal Doutor para secá-las pois afinal uma moça não podia ficar com as pernas assim (Ahhhh vovó);
Foi ela quem me deu a primeira Jóia que ganhei na minha vida (um linda pulseira de 2 ouros com penduricalhos diversos de estrelas, cavalos marinhos, lua e bichinhos);
A minha avó me ensinou tanto que não existe espaço aqui para o tamanho da minha saudade e do meu agradecimento, ela é a minha Fada encantada que mora na minha saudade e sonho;
Padeceu de uma depressão seguida de um certa demência por muitos anos vindo a falecer a quase dois anos atrás, não tem um dia que eu não sinta a sua falta consciente ou inconscientemente. Gostaria que ela olhasse para meus filhos com seus olhos ternos e os abraçasse com suas mãos grandes e carinhosas, que disesse como são lindos (ele são, mas se ela diz isso são de verdade rsrs);
Vocês não tem como mensurar o tanto de coisas que ainda tenho para dizer sobre ela, mas que talvez o faça em outro momento pois as lágrimas embaçam minha vista.
Ainda falando sobre este filme tem uma parte que Benjamin diz: uns nasceram para ser dançarinos, recitar shakespeare, lidar com tempestades, donos de fábrica de botões, médicos, advogados e MÃES!
eu fui testemunha da vida de minha Avó assim como Daisy foi testemunha da vida de Benjamin.

MENINA, vou te guardar comigo.

"Aqueles que estão mortos
Não estão mortos
estão vivendo em minha mente"(Coldplay)

O teatro Magico - Menina

3 comentários:

Alice disse...

Hi! I found you because we have in common that we like Yentl, Xanadú and Mary Poppins!! incredible this world wide web, isn't it?
Well, i only want to say you hello from Spain and wish you the best... my last post is about Mary Poppins, if you want, you are invited to watch it.

good look in everything!!

Alice disse...

qué bien que hablas español!!! y que te hayas pasado por mi blog, me alegra que te guste.

Los zapatos on de una diseñadora japonesa que vive en España, son supasrcomodos pero un poco caros... yo me los he comprado en rebajas, así que me han salido por unos 100 euros (80 dólares)...
http://www.chiemihara.com/chiestore/default.asp?lang=es

te mando un beso intercontinental!!

Alice disse...

http://www.chiemihara.com/es/general.asp?lang=es